Música Celta?




Uma das piores coisas ao se conhecer gente nova é, para mim, a pergunta: "- Que tipo de som tu curte?". Pô, eu sou um cara bastante eclético, ouço realmente muita coisa (dependendo do local e clima onde toca), até mesmo pagode, axé, funk e forró, tão abominados por boa parte das pessoas. Mas o que gosto realmente, o que sempre ouço em casa é algo chamado de "- Música Celta". Sempre que respondo isso as pessoas invariavelmente fazem uma cara estranha e pensam: "Que merda é essa? Já sei, quer aparecer... idiota". Pois é, por isso resolvei perder meu precioso tempo de desempregado e escrever este tópico um tanto didático. Tópico esse que também será muito útil quando eu conhecer alguma guria na noite: quando ela me fizer a tão odiada pergunta eu poderei simplesmente dizer para ler no meu querido blog.

Os Celtas foram um povo que viveu principalmente em toda a ilha da Grã-Bretanha, na ilha da Irlanda (ou Eire), noroeste da Espanha (Galícia), norte da França e pequena parte ao norte de Portugal. William Wallace era celta. O famoso sítio de Stonehenge foi obra dos Celtas. Sua cultura caminhou para a extinção no final da Idade Média, depois de inúmeras invasões. Hoje em dia há inúmeros esforços para reavivá-la.

Enya, Flogging Molly e Blind Guardian apesar de elementos e instrumentos em comum não são considerados grupos (conjuntos?) de Música Celta. Saca a trilha sonora de Coração Valente ou a cena dos irlandeses dançando em Titanic? Pois é, é mais ou menos aquilo. The Corrs e o musical Riverdance também têm bastante coisa em comum.

Os instrumentos básicos utilizados - muitos dos instrumentos aqui não são tradicionais mas por terem uma sonoridade apropriada foram incorporados na moderna música - são o Violino (chamado de Fiddle), Flautas diversas, Thin Whistle (uma pequena flautinha de metal), Gaita-de-Fole Irlandesa (conhecida como Uilleann Pipe, tem um som mais agudo e "triste" que a sua irmã mais conhecida escocesa), Mandolin, Bouzoukis (uma espécia de Alaúde), Concertina, Acordeão, Harpa, Violão e um instrumento de percusão muito legal chamado Bodhran.

E como eu começei a gostar dessa joça? Meu primeiro contato foi realmente através do filme Titanic. Gostei bastante daquele som diferente e alegre que vinha de um lugar do qual eu já tinha uma certa simpatia. Morei depois por nove meses na Inglaterra, bem pertinho de Escócia e Irlanda onde fui realmente conhecer essa música. A música nesses dois países é tocada principalmente nos Pubs, bem mais divertidos e alegres que os tradicionais Pubs ingleses. Ou o Pub apresenta um conjunto já formado ou as pessoas vão chegando com seus instrumentos e se juntando ao resto dos músicos. Um dos instrumentistas puxa uma música e os outros logo o seguem. Há espaços para improvisações e solos. É realmente mágico, sinceramente acho que foi uma das melhores sensações da minha vida estar lá no meio daquela gente alegre, bebendo muita cerveja, tocando por diversão.

Na verdade não sei definir muito bem que música é essa, só ouvindo mesmo. Por isso vou disponibilizar aqui quatro músicas em MP3 de estilos diferentes. Se alguém gostar deixa um comentário que daí eu posso falar mais sobre meus gostos musicais estranhos. Além dessas músicas recomendo os seguintes grupos (baixe as música em qualquer programa de download, barbada de achar, eu uso o eMule):

- Lunasa
- Dervish
- Flook
- Luar Na Lubre
- Solas
- Altan
- Old Blind Dogs
- Battlefield Band
- Berrogüetto
- Bothy Band
- Danu
- Planxty

Músicas para Download:

Lunasa - Iníon Ní Scannláin
Solas - The Vega Set (Jigs)
Luar Na Lubre - O Son do Ar
Dervish - Sile ni Ghadhra (Sheila nee iyer)

* Instruções de uso: Desça até o fim da página e clique em FREE. Na próxima página espere os 21 segundos, digite as três letras que aparecem e clique em DOWLOAD FROM MIRROR (ALGUMA COISA).



Essas duas fotos foram tiradas por mim, a primeira é num Pub escocês e a segunda em um Pub irlandês, que estava meio vazio pois era de tarde, umas seis horas. Clique nas imagens para aumentar, essas duas e a do topo também. Os direitos não são reservados, pode copiar à vontade.

* Atualização: pessoal, procurem pelas músicas no 4shared, coloquei diversas lá!

47 comentários:

  1. hello from a blogger down under in New Zealand. I was surfing the blog world when your blog popped up. I cannot understand your language but I still had a look through. I like the video of the hotel.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:20 AM

    Muito bom cara, eu estava no orkut vendo a comunidade 'Música celta e medieval' quando vi seu link lá, um pouco de história e curiosidade sobre os instrumentos , gostei muito, conheço algumas dessas bandas, especialmente Lunar na Lubre, uma das minha preferidas !!
    Abraços té mais

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:04 PM

    Meu irmao, seu topico é muito bom te vi na comunidade do orkut.. musica celta .. meu interesse por este estilo musical é antigo, mas somente a pouco é que estou prcurando musicas do genero, por isso se vc puder me dizer onde encontrar mais agradeceria.

    Sou apoixonado por história e a vida e cultura dos celtas me encantam...vlw

    DANIEL SILVESTRE

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:17 AM

    iai cara! como vai? espero tomar cuidado nesse post para não parecer rude, como alguém que lê algo sobre um assunto e acha que sabe de tudo. Bem, eu andei pesquisando um pouco sobre os celtas em Portugal e se não me engano eles habitavam onde hoje existe Braga(que fica no norte) também queria saber se a Galicia( que é uma das nações celtas atuais ) fazia parte de Portugal na epoca dos celtas( se bem que acho que na epoca deles essa divisão entre Portugal e Espanha não era bem definida.) portanto queria saber se você poderia me esclarecer isso melhor.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6:54 PM

    cara, não sei ao certo, mas nessa época os povos que viviam ali eram totalmente diferentes. Portugal, que é a mais antiga nação da Europa só foi surgir no século XII e tinha o mesmo território que tem hj em dia.

    Lê mais emhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Portugal

    abraço

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6:28 PM

    nao li nada. to sendo expulso do lico.
    ladrão!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5:21 PM

    Exceletes comentários.
    Recentemente estava procurando alguns sons para colocar no cerimonial do meu casamento(em 2007). Algo que vai ser exibido na entrada de um vídeo com fotos e cenas do casal na infância, crescimento ..etc. Fazendo homenagem aos pais, nascimento..dificuldades..etc.
    Procurei todo tipo de música, mas as que mais gostei foram músicas celtas. Desde que ouvi aquela musica do coração valente com um fone de ouvido de qualidade, vi os detalhes achei muito especial. Chega a ser emocionante.
    Vou verificar as mp3s indicadas. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo11:39 PM

    Pena q os mp3 nao estao mais funcionando. Teria como fazer o upload novamente?
    me mande e-mail
    abraços
    jo

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4:22 PM

    Ola, tem como vc mandar aquelas mp3 para meu e-mail, aal2005@gmail.com.

    Eu estou começando a ouvir musica celta, gostaria de conhecer mais.

    desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10:40 PM

    Gostaria de Saber como eu faço pra achar a Flauta
    Tin Whistle??
    Se vc souber se pode me enviar um e-mail dizendo como posso
    adquiri-la?? pois eu toco flauta e queria tocar a Tin Whistle tb
    pois gosto muito do da música celta apesar de não conhece-la
    muito bem.
    Thanks!!! valeu!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6:42 PM

    Parabéns pela iniciativa de divulgar a música celta. Gosto muito desse estilo e ouço muito Clannad, Enya, Moya Brennan, Loreena Mckennitt, Blackmore's night e estou a procura de outras bandas pois a sonoridade é perfeita, o equilíbrio entre voz e harmonia, vozes perfeitas e etéreas, e quando juntam o violino e o fole, é algo impressionante.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3:38 AM

    Que viagem... Adoro The Coors... aliás adoro música celta... acredito que já vivi nessa época...hehehe.... e foi por isso que vim parar no seu blog... pesquisando minha origem... tudo de bom para ti!!!

    beijos kátea
    acesse meu blog www.descubraoeternoseremti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Anônimo11:45 PM

    Meu contato com a música celta também é recente. Descobri-a ouvindo alguns cds da excelente gravadora de world music Putumayo.
    (Women of the World Celtic 1997, Celtic Tides 1998, Celtic Crossroads 2005)

    E quando coloquei "música celta" no google cai direto em seu blog.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo11:19 AM

    mas pra achar as trilhas de coração valente ??qual a palavra chave pra achalas ? em programas tipo ares kazaa e-mule,,,,????obrigado, òtimo gosto musical

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4:58 PM

    Oi pessoal, desculpa a demora para responder, fazia tempo que nao lia este topico.

    Na verdade fica dificil eu ficar mandando as músicas, até pq to na Argentina agora, mas baixá-las é barbada.

    Façam o download do Emule (tem o link no tópico) e digitam o nome dos grupos na pesquisa. Por exemplo: Lunasa

    Simples assim. Depoiss cliquem nas músicas que aparecem na lista para baixá-las.

    Ah, as do Coraçao Valente é so digitar "Brave Heart" na pesquisa.
    a minha preferida é "For the love of a princess".

    Ah, eu comprei uma Thin Whistle na Irlanda mesmo, mas acho que em uma boa loja de instrumentos musicais tu podes encontrar também. Senao procura na internet e importa de outro país.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo11:16 AM

    Ah
    mto bom o post!
    eu sempre gostei de musica celta e agora eu to pegando uns nomes de bandas pra baixar
    olha, c seu gosto eh estranho, o meu tbm eh!
    haha

    c alguem quiser add pra conversar
    ta_lemos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6:54 PM

    Estou a descobrir novos gostos musicais, e para ser honesta ainda nao connheço muito bem a musica celta. estou a conhecer esta cultura que estou a amar cada vez mais...e como gosto de musica estou muito motivada para a musica celta.
    adorei este site

    ResponderExcluir
  18. Saudações!!!
    Fiquei muito feliz por encontrar em artigo tão esclarecedor sobre música celta!!!
    Comecei a apreciar este estilo musical recentemente, depois que baixei algumas músicas da trilha sonora de "O Senhor dos Anéis". Conheci o grupo feminino Celtic Woman. E tenho pesquisado alguma coisa sobre a música celta. Postei algumas letras das músicas dessas meninas no meu blog: www.claramusicista.spaces.live.com
    Gostaria de trocar algumas informações com vc, se possível. Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo9:40 PM

    Olá Peter.

    Também me interessei por música celta a pouco tempo. Gostei do que descreveu no seu blog sobre essa cultura. Gostei também de muitos outros Posts.. principalmente da fábrica de calcinhas. Eu moro em POA tbm, no centro.. e sei como é isso.

    Abraço

    ResponderExcluir
  20. muito legal essa rapida explicação sobre a musica celta.
    apenas acrescentando na lista....escutem Stellamara!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Procure conhecer alguns álbuns remixados ao estilo celta do video game Genso Suikoden. Algumas coisas bem interessantes! abraço

    ResponderExcluir
  22. Anônimo11:31 AM

    Não se sinta só sobre esse assunto. Porque eu também adoro música celta, e antes mesmo de ler em seu blog já tinha um vasto conhecimento. E só uma citação, depois que passei a gostar desse estilo músical só loco filmes medievais ou derivados. Posso dizer que sou um apaizonado pela Idade Média, até uma vez quase eu compro uma espada, mas o momento não era oportuno, mas é um sonho que eu tenho! Para finalizar parabéns pelo seu blog,pela matéria, se todas as pessoas fozzem assim como vc talvez poderiamos voltar ao passado não é mesmo, como o pessoal do site "BATALHA CAMPAL", ou mesmo "MEDIEVAL BRASIL". Um abração e anota aí o meu msn para trocarmos algumas idéias é ernaxidelia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Nossa! Muito bom eu amo musica celta, e você fez muito bem em fazer esse topico porque há muitas pessoas ignorantes sonho um dia ir pra irlanda ><
    Nha querido se quiser ou puder me add ai no msn nienna.n@hotmail.com garanto que você vai adorarrrrr fala comigo rsrsrs Beijinhoooo

    Nienna.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo11:39 AM

    oi td bom?eu estava procurando na net algo sobre musica celta esse estilo de musica eu descobri a pouco tempo e acabei me apaixonando foi quando eu descobri esse seu blog...então decidi te procurar no orkut na comunidade musica celta porém foi práticamente impossivel te achar...por isso vim te pedir que me adc no orkut gostaria de saber mais sobre essa entre outros estilos musicas.Nessa minha procura eu encontrei a musica andina ta ai o nome da musica caso vc queira dar uma olhada(Manantial Tatanka) bom o que eu queria e ter contato com vc e talvez descobrir novas musicas.Apesar de ser muito eclética estou cansada de so ouvir musicas comuns e repetitivas... bom espero trocar informações com vc e quem sabe sermos amigos...desde ja um grande abraço.

    profile do orkut:(http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2536593106785988855)

    ResponderExcluir
  25. Oii! Gostei muito do seu blog, e gostei muuuito tb das músicas que vc recomendou!

    Gosto muito de música celta, e outros tipos tb! Não sei muito bem o nome dos estilos, mas sou apaixonada por esses estilos. Seja animada, dançante , ou daquelas beem melódicas!

    Se puder trocar informações cmg tb , seria muito legal ^^

    Abraços ! ^^

    Profile do orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=8229672535976136342

    ResponderExcluir
  26. Anônimo10:19 AM

    Ouço Música Celta desde pequeno.
    Tenho coleções completas de músicas celta e outras que eu gostaria muito de conhecer.

    É possivel conversarmos por msn? Tenho muitas coisas que podemos compartilhar.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Nossa, muito bom...
    Estava começando a pensar que nunca acharia alguém que não me fizesse sentir um estranho no ninho quando falasse de assuntos celtas e principalmente ao responder esta perguntinha básica citada aí...
    Já adicionei este ao meu blog para não perder de vista um blog cujos assuntos tanto me interessam...

    Parabens...

    Beijos,

    Isit.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo7:49 PM

    Oi Peter! Eu me interesso por música celta já faz uns 25 anos, rsrs. Tenho 40 e sempre fui muito voltada para o lado das antigas civilizações.Assisti muitos filmes sobre Arthur e a távola redonda e outros sobre gnomos e duendes. Mas comecei a ficar mais interessada quando assistia Peter Rabbit na cultura. As músicas tinham melodia que lembravam as celtas. Depois comprei Secret Garden e há pouco tempo gravei um Cd que minha irmã me emprestou com algumas celtas. comprei o Cd do The Corrs também.
    Meu e-mail é betty_lisie@hotmail.com.
    Caso tenha mais sugestões de Cds me mande! Meus filhos e eu amamos esse estilo musical. Legal vc fazer a divulgação. Bjus!

    ResponderExcluir
  29. Fiz um post novo que traz alguns exemplos de músicas de vários conjuntos celtas.

    Para quem se interessar está na capa inicial do blog: http://www.leiaesteblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Anônimo9:36 PM

    Gostei mesmo do blog.. bem instrutivo.. VÊ SE VOCÊ PODE ME AJUDAR.. comprei há uns 6 anos uma revista que vinha com 1 cd de música celta.. entre as faixas desse cd tinha uma ou mais de lothlorien.. anos mais tarde reencontrei o mesmo cd noutra revista de musica celta.. Mas alguém também levou esse outro cd(eu tenho sorte... \o/)... tu sabe dizer um site onde eu possa encontrar cds de celta pra baixar? (quero ter a chance de reencontrar os mesmos cds que comprei há anos atras.)

    leonardo.victor@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Anônimo1:27 AM

    Peter,se você se acha que é estranho o seu gosto por música,talvez você se surpreenda com o meu gosto.

    Adoro música celta,primeiro porque são hamorniosas,e segundo porque uso elas em maioria dos meus rituais,que alguns deles vieram de cultura celta...uso tbm para meditação,ou quando vou escrever meus livros,fazer pesquisas,aliás,pra fazer quase tudo na minha vida,sempre ouvindo música celta.Elas me levam pra outra dimensão.

    Parabéns pelo blog e pelo artigo postado,espero ver mais artigos como este aqui no seu blog,ajuda bastante :).
    Queria te pedir permissão para postar este mesmo post daqui no meu blog,claro que com as devidas credenciais,vou postar o link para sua postagem original.No mais é só e muito obrigado,vc é o cara!

    ResponderExcluir
  32. Anônimo4:40 PM

    Olá moço, só gostaria de seu e-mail (msn) pra trocarmos informações. Amo o estilo. É um estilo que pucos conhecem e entendem. Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo1:24 PM

    rsrsrs
    adorei o teu blog
    hey
    será que você poderia me enviar as músicas no meu e-mail??
    kathy_laguna@hotmail.com
    beeeijos

    ResponderExcluir
  34. Olá... gosto muito do estilo celta, Tuatha de Danann é uma banda da minha cidade Natal e eles tem um ótimo som. Gostaria de saber se alguem possa me indicar um site cuja tem coletânias celtas para download eu ficarei muito grato.

    Parabéns seu blog ficou excelente!!!

    ResponderExcluir
  35. liliamsinguell1:57 PM

    Olá amigo, adorei seu blog, gostaria de lhe pedir que por gentileza, me envie um link ou me diga uma forma de baixar algumas musicas celtas, eu adoro, se for possivel vc poderia me responder por email, liliamsinguell@hotmail.com eu te agradeço muito por isso.

    ResponderExcluir
  36. Nossa, adorei o seu blog!!
    Também gosto muito de musica antiga no geral.
    Poderia me adicionar no MSN?
    mandynharodrigues@hotmail.com
    Beijão!

    ResponderExcluir
  37. Amigos, vocês podem baixar essas músicas aqui listadas e muitas outras no site www.4shared.com . Basta procurar pelo nome. Abraços

    ResponderExcluir
  38. Anônimo9:26 PM

    Oi...também adorei seu blog e surpresa pelo interesse de tanta gente.É muito bom saber que não estou só. Abraço a você de coração pelo belo depoimento e todos os que estão em busca deste som divino.

    ResponderExcluir
  39. Ha alguns anos me interesso pela cultura celta e pela música celta em particular. Adorei saber que tantas pessoas amam esse estilo musical.Quando estive na Irlanda fiquei fascinada com a importância dada nesse país para a preservação da música celta. Conheci muitos lugares por onde eles andaram e deixaram parte de sua cultura. Trouxe vários CDs. Muitos filmes tem em sua trilha sonora essas músicas. Entre eles: O Gladiador, O senhor dos anéis, Titanic, Em nome do Pai e tantos outros. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo11:51 PM

    Muito bom! Assisti hoje o filme Sherlock Holmes - O jogo de sombras, no cinema e uma música me lembrou aquela do Titanic que você mencionou. Lembrei também de um pub irlandês que visitei em Amsterdam. Adorei a postagem, vou salvar teu blog. heheh Abraços!

    ResponderExcluir
  41. Anônimo10:34 AM

    Os Celtas habitaram todo o Portugal, os Celtici e os Túrdulos no Sul, Os Callaeci no Norte e na Galiza (Espanha )e os Lusitanos no Centro. Estudos genéticos recentes vieram confirmar que 70% dos portugueses descende de Celtas. A percentagem chega a 90% no Norte de Portugal.

    ResponderExcluir
  42. Anônimo10:59 AM

    A percentagem de Celtas é maior no Norte de Portugal devido ao isolamento da região, que é limitada por grandes cadeias montanhosas e rios de grande dimensão. As tribos Celtas do Norte de Portugal e Galiza - os Kallaikus foram os últimos a ser conquistados pelos romanos. O Norte de Portugal, a Galiza e as Astúrias (Juntos, Gallaécia ou Kallaikia(Em língua Celta))são as regiões onde a Cultura Celta é mais acentuada. Apesar de estas regiões não possuírem nos dias de hoje um idioma Celta, são contadas entre as Nações Celtas ao lado da Irlanda, Escócia, País de Gales, Ilha de Man e Bretanha.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo11:07 AM

    Estudos Genéticos de uma Universidade do País de Gales vieram confirmar que os Galeses são geneticamente muito próximos dos Portugueses e Galegos e, de acordo com as novas teorias acredita-se que os Celtas das Ilhas Britânicas e Irlanda são descendentes de Celtas Portugueses e Galegos. A Cultura e Influência Celta é muito forte em Portugal, especialmente no Norte. Há muita informação disponível na internet, desde vídeos a páginas de Facebook, Blogues e Livros. Por exemplo procurem no Facebook "Portugal Celta" ou "Gallaecian Celtic Culture" e "Gallaécia, our motherland". O livro "Lenda da Fundação de Portugal, Escócia e Irlanda" da professora Gabriela Morais, também é de Grande interesse.

    ResponderExcluir
  44. kkkk ainda bem que vc perdeu seu tempo escrevendo esse texto hein, pois ele é o meu passaporte para um novo estilo musical....

    ResponderExcluir
  45. Então eu não sou a única que gosta de música celta! Que bom :)

    ResponderExcluir
  46. Eu tbem gosto muito desse estilo. Estou sempre escutando a Enya. Isso me traz muita paz. Mexe com o meu interior. Nao sei o porque.

    ResponderExcluir