Uma das piores coisas ao se conhecer gente nova é, para mim, a pergunta: "- Que tipo de som tu curte?". Pô, eu sou um cara bastante eclético, ouço realmente muita coisa (dependendo do local e clima onde toca), até mesmo pagode, axé, funk e forró, tão abominados por boa parte das pessoas. Mas o que gosto realmente, o que sempre ouço em casa é algo chamado de "- Música Celta". Sempre que respondo isso as pessoas invariavelmente fazem uma cara estranha e pensam: "Que merda é essa? Já sei, quer aparecer... idiota". Pois é, por isso resolvei perder meu precioso tempo de desempregado e escrever este tópico um tanto didático. Tópico esse que também será muito útil quando eu conhecer alguma guria na noite: quando ela me fizer a tão odiada pergunta eu poderei simplesmente dizer para ler no meu querido blog.
Os Celtas foram um povo que viveu principalmente em toda a ilha da Grã-Bretanha, na ilha da Irlanda (ou Eire), noroeste da Espanha (Galícia), norte da França e pequena parte ao norte de Portugal. William Wallace era celta. O famoso sítio de Stonehenge foi obra dos Celtas. Sua cultura caminhou para a extinção no final da Idade Média, depois de inúmeras invasões. Hoje em dia há inúmeros esforços para reavivá-la.
Enya, Flogging Molly e Blind Guardian apesar de elementos e instrumentos em comum não são considerados grupos (conjuntos?) de Música Celta. Saca a trilha sonora de Coração Valente ou a cena dos irlandeses dançando em Titanic? Pois é, é mais ou menos aquilo. The Corrs e o musical Riverdance também têm bastante coisa em comum.
Os instrumentos básicos utilizados - muitos dos instrumentos aqui não são tradicionais mas por terem uma sonoridade apropriada foram incorporados na moderna música - são o Violino (chamado de Fiddle), Flautas diversas, Thin Whistle (uma pequena flautinha de metal), Gaita-de-Fole Irlandesa (conhecida como Uilleann Pipe, tem um som mais agudo e "triste" que a sua irmã mais conhecida escocesa), Mandolin, Bouzoukis (uma espécia de Alaúde), Concertina, Acordeão, Harpa, Violão e um instrumento de percusão muito legal chamado Bodhran.
E como eu começei a gostar dessa joça? Meu primeiro contato foi realmente através do filme Titanic. Gostei bastante daquele som diferente e alegre que vinha de um lugar do qual eu já tinha uma certa simpatia. Morei depois por nove meses na Inglaterra, bem pertinho de Escócia e Irlanda onde fui realmente conhecer essa música. A música nesses dois países é tocada principalmente nos Pubs, bem mais divertidos e alegres que os tradicionais Pubs ingleses. Ou o Pub apresenta um conjunto já formado ou as pessoas vão chegando com seus instrumentos e se juntando ao resto dos músicos. Um dos instrumentistas puxa uma música e os outros logo o seguem. Há espaços para improvisações e solos. É realmente mágico, sinceramente acho que foi uma das melhores sensações da minha vida estar lá no meio daquela gente alegre, bebendo muita cerveja, tocando por diversão.
Na verdade não sei definir muito bem que música é essa, só ouvindo mesmo. Por isso vou disponibilizar aqui quatro músicas em MP3 de estilos diferentes. Se alguém gostar deixa um comentário que daí eu posso falar mais sobre meus gostos musicais estranhos. Além dessas músicas recomendo os seguintes grupos (baixe as música em qualquer programa de download, barbada de achar, eu uso o
eMule):
* Instruções de uso: Desça até o fim da página e clique em FREE. Na próxima página espere os 21 segundos, digite as três letras que aparecem e clique em DOWLOAD FROM MIRROR (ALGUMA COISA).
Essas duas fotos foram tiradas por mim, a primeira é num Pub escocês e a segunda em um Pub irlandês, que estava meio vazio pois era de tarde, umas seis horas. Clique nas imagens para aumentar, essas duas e a do topo também. Os direitos não são reservados, pode copiar à vontade.
* Atualização: pessoal, procurem pelas músicas no
4shared, coloquei diversas lá!